Como criar KPIs para medição de processos

  • 29/06/2018
  • Por Alexandre
Todos os processos da organização precisam ter seu desempenho monitorado
Como criar KPIs para medição de processos

Parece ser uma tarefa simples, mas na realidade, se queremos saber a "saúde" real do nosso processo precisamos fazer isso por meio de um mecanismo que garanta monitorar o processo em todos os seus aspectos.

   A melhor forma de saber se o meu processo está dentro dos parâmetros estabelecidos é aplicando indicadores que meçam seu desempenho, os famosos KPI - Key Performance Indicador. KPIs não são apenas gráficos como muitos pensam, eles estão muito além disso, costumo dizer que os gráficos são apenas a demonstração de seus resultados.
     Para elaborar um bom KPI é preciso estar atento a diversas características como por exemplo: aspectos de necessidade (é realmente útil?), custos de coleta, o que medir no processo, que resultados são esperados, definição das metas, etc.
     Sobre as metas, não devem ser definidas de qualquer forma, umas das práticas mais comum é a utilização da métrica SMART, onde a meta precisa ser específica, mensurável, alcançável, relevante e temporal.
       Por fim, depois de termos os indicadores e as metas definidas, vamos a coleta do dados e alimentar nosso indicador e analisar os resultados. Os resultados podem ser positivos ou negativos.
      Ao final de tudo, geram-se os gráficos para visualização dos resultados.

Se você tem interesse em aprender os detalhes de como elaborar KPIs e de como aplicar cada um nos devidos processos, aconselho fazer um dos treinamentos abaixo na PETRA:

  • KPI (Indicadores de Desempenho)
  • ANALISTA DE PROCESSOS