Criando Dashboards (painel gráfico)

  • 03/08/2020
O QUE É DASHBOARD (PAINEL GRÁFICO)?
Criando Dashboards (painel gráfico)

 É uma representação visual que oferece à empresa uma maneira rápida e fácil de visualizar o desempenho de seus processos. 

                            

     Uma Dashboard reúne os resultados de indicadores em um único local evitando que o usuário se desloque em vários arquivos para visualizar suas informações. Existem diversos benefícios ao se criar uma Dashboard:

  • Visibilidade: um painel de indicadores oferece excelente visibilidade do desempenho dos processos. Com ele é possível saber o que está acontecendo em todos os aspectos do negócio. Isso permite um melhor gerenciamento e melhor tomada de decisão.
  • Melhorias em andamento: Uma das citações mais famosas de Peter Drucker é: “se você não pode mensurá-lo, não pode melhorá-lo.” Os painéis de indicadores permitem medir o desempenho em toda a organização e, assim, melhorá-lo.
  • Economia de tempo: Quando não se tem uma Dashboard, perde-se muito tempo catando informações em diversos arquivos ou departamentos. Não é preciso ser um designer para criar um painel de indicadores que comunique claramente seus KPIs.

Observe as dicas antes de criar seu painel:

  1. Seja claro sobre o que você está tentando alcançar: O primeiro passo para criar qualquer painel é definir claramente o que você está tentando alcançar. Qual é o objetivo do seu painel? Para quem é? O que você quer que eles façam diferente? Talvez você esteja tentando focar sua equipe em um objetivo específico ou mostrar a eles como contribuem para o quadro geral ou talvez você queira garantir que um tipo específico de problema seja percebido mais rapidamente. Todos esses são bons propósitos para o seu painel.
  2. Incluir apenas os conteúdos mais importantes. O conteúdo é essencial quando se trata de criar um painel eficaz. Insira somente aqueles mais críticos e importantes.                                                                                                                                                                        
  3. Apresente o contexto do resultado. Para saber se um resultado é bom ou ruim, os usuários precisam de um contexto. Eles saberiam, por exemplo, que 100 novos leads hoje estão fora do comum? Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é incluir o histórico. Você pode incluir o resultado dos períodos anteriores. Compare os resultados com a meta.                                                                                                                                                                                        
  4. Agrupe os indicadores. Posicionar os indicadores semelhantes (mesmo grupo) facilita bastante para os usuários e deixa o painel mais atraente. Existem várias maneiras diferentes de agrupar, por exemplo, por área, produto, marca, campanha, região, equipe ou mesmo período. Dar um título aos grupos facilita a identificação (financeiro, RH, produção, qualidade, ADM...).                                                                                          
  5. Padronize o painel. Ao montar seu painel experimente padronizar seus gráficos por cada tipo de grupo e o layout conforme a identificação visual da empresa (cores).                                                                                                                                                                         
  6. Use termos claros que seu público entenderá. Uma parte importante do seu painel de indicadores são os rótulos que descrevem cada métrica ou gráfico. Eles devem ser autoexplicativos e inequívocos para seus usuários. Mantenha-os mais objetivos possível. As abreviações também podem ser úteis (desde que os usuários as entendam), por exemplo, "símbolos como '%' podem substituir a palavra percentual. Os títulos também podem ser usados para reduzir a repetição. Imagine que você tem a mesma métrica para diferentes períodos, por exemplo, “inscrições hoje, inscrições este mês” etc. Se todas estiverem agrupadas sob um título chamado "Inscrições", não será necessário repeti-las.
  7. Arredondamentos. Ao exibir números, não utilize muitas casas decimais (a depender do indicador três casas decimais é suficiente). Se nos indicadores financeiros os centavos não forem importantes, retire-os. Incluir detalhes desnecessários apenas distrai e tira o foco principal. Por exemplo: exibir receita no formato R$ 1.254.345,67 para um CEO cria uma dor de cabeça - certamente ele gostaria de ver R$ 1,25 milhão.                             

Passos para criar uma Dashboard utilizando tabelas dinâmicas do Excel

Para fazer uma Dashboard no software Excel precisamos elaborar três blocos:

            1.DADOS

            2.TABELAS

            3.DASHBOARD.

 

DADOS

Definir os indicadores que serão incluídos na Dashboard (encontre todas as variáveis do processo, experimente conversar com os donos dos processos para encontrar as métricas possíveis).

Converta a planilha em uma TABELA do Excel (CTRL + Alt + T) para facilitar o passo seguinte que é a Tabela Dinâmica.

 

TABELA DINÂMICA

Uma tabela dinâmica do Excel possibilitada resumir uma grande quantidade de dados em poucos cliques. É possível manipular os dados entre colunas e linhas em tempo real e a Dashboard vai acompanhar essas manipulações.

Para criar uma tabela dinâmica:

1. INSERIR => TABELA DINÂMICA


O Excel vai criar uma ABA e esperar você inserir os filtros desejáveis:


Gere os gráficos e recorte para uma outra ABA que concentrará a DASHBOAD.