Gestão e padronização de processos
- 28/06/2018

Definição
de processos
Todas as empresas, independente do seu porte e área de atuação, precisam coordenar seu modo de trabalho. É preciso organizar a distribuição e o planejamento de tarefas e recursos, acompanhar a realização de atividades e como são promovidas melhorias nas operações.
Para garantir a uniformidade de entendimento
sobre esse modo de trabalho e sistematizar a rotina organizacional, a gestão de
processos tem se apresentado com cada vez mais eficiência. Ela visa promover a
melhoria do fluxo de informações, redução de tempo e custos de produção, o
aumento produtividade e o engajar das pessoas.
Um processo pode
ser simples ou
complexo. Por exemplo,
sacar dinheiro no
caixa eletrônico é um
processo simples. Fazer
um empréstimo bancário com
um valor bem
alto, torna-se um processo
complexo.
Processos
de negócio
Processo de fabricação, processo
de produção e processo de negócio parecem confundir, de fato, o uso de cada um
destes termos dependerá sobretudo da cultura interna da organização.
Espontaneamente, uma fábrica de parafusos, uma hidrelétrica e uma seguradora
pensarão a obtenção de seu produto principal como, respectivamente, um processo
de fabricação, um processo de produção e um processo de negócio.
O termo processo de negócio tomou
força no setor de serviços, como paralelismo aos processos de fabricação usado
nas operações que envolvem produtos materiais. Nos setores financeiro, de
telecomunicações e de consultorias fala-se livremente em processo de negócio
para deixar claro que se trata dos processos que compõem a atividade fim.
Expressões do tipo “Em uma indústria automotiva não há processo
de negócio, só de fabricação” não possuem nenhum efeito prático.
Existe mais um tipo de processo
chamado Latente, este processo só é executado
quando alguma restrição especial
ocorre por necessidade
de produção de
bens ou serviços.
Após isto, o
processo entra num
estado de sleep,
como se estivesse dormindo, esperando ser novamente
chamado se necessário.
Visão
geral do processo
A primeira coisa a fazer no
gerenciamento de processos é ter uma Visão geral de processo, não é
possível ter uma gestão eficaz de algo desconhecido. Portanto conhecer o
processo como um todo é fundamental para a sua gestão. A automação e/ou
execução de um processo mal mapeado pode ser tão ou mais prejudicial do que
continuar executando tarefas sem que os envolvidos saibam os objetivos
esperados.
Ter uma visão geral do processo é
mapear suas atividades, conhecer seus autores e entender o envolvimento de cada
um. Com isso, é possível avaliar resultados do processo, pontos de gargalos e a
análise e execução de melhorias contínuas sobre ele.
Processos
primário, de suporte e gerencial
Processos
primários também são conhecidos como processos finalísticos, são aqueles que
possuem uma interação direta com o cliente final da empresa. Um bom exemplo
pode ser um processo de entregar uma mercadoria que um cliente solicitou, ou o
processo de vendas, pós-venda, divulgação, etc. Em todos esses processos há um
contato direto com o cliente. São os processos da linha de frente, é a partir
deles que cliente gosta ou não da empresa.
Os
processos de suporte são aqueles processos que apoiam os processos primários,
ou seja, eles que possibilitam os processos primários a serem realizados com um
detalhe a mais, não interagem diretamente com o cliente final. O processo de
verificação de estoque após se receber um pedido é um exemplo de um processo
secundário.
Os processos gerenciais são os processos estabelecidos para coordenar e controlas
as atividades da empresa, ou seja, os processos gerenciais garantem que os
processos primários e os processos de suporte estejam sendo bem executados e
traçam planos para a continuidade das operações. Esses processos também não
agregam valor direto ao cliente, mas estão presentes antes, durante e depois do
processo.
Cadeia
de valor
Como
meio de entender o encadeamento de processos e a agregação de valor por eles
gerados com fins funcionais ou estratégicos, uma ferramenta muito usada é a
Cadeia de Valor, que pode ser descrita como um instrumento que analisa as
vantagens competitivas da empresa.
Uma Cadeia de Valor é um conjunto de
atividades realizadas por uma organização com o objetivo de criar valor para
seus clientes. O modelo foi desenvolvido por Michael Porter (por isso também é
conhecido como Cadeia de Valor de Porter) e basicamente descreve um processo
que as empresas podem seguir para examinar suas atividades e analisar a conexão
entre elas (chamados de elos).
Desempenho
de processos
A
existência de um bom sistema de indicadores de desempenho em uma organização
permite uma análise muito mais profunda e abrangente sobre a efetividade da
gestão e de seus resultados.
A
medição sistemática, estruturada e balanceada dos resultados por meio de
indicadores de desempenho permite às organizações fazerem as intervenções
necessárias com base em informações pertinentes e confiáveis, à medida que
ocorrem as variações entre o planejado e o realizado.
Indicadores de Desempenho são
ferramentas de gestão e comunicação que permitem conhecer e monitorar o
desempenho e sucesso dos resultados de uma Organização ou de um determinado processo
e atividade crítica.
Métodos
e ferramentas para gestão de processos
Para uma gestão eficaz dos processos na
organização, pode implementar ferramentas e métodos como:
·
Mapeamento e
modelagem de processos
·
Balanced Scorecard / KPI
·
Controle estatístico de processos
·
Ferramentas da qualidade
·
PDCA
· Cronoanálise e ISO 310
Equipe PETRA